Seguidores

28 de fevereiro de 2007

Baladas de Coimbra "Menino d'Oiro" - EP 1962




Baladas de Coimbra “Menino d’Oiro”
1962. Rapsódia - EP (EPF 5182)

músicos:
viola: Rui Pato

texto: Rocha Pato

1 - Menino d’Oiro (José Afonso)
2 - Tenho Barcos, Tenho Remos (pop./José Afonso)
3 - No Lago do Breu (José Afonso)
4 - Senhor Poeta (José Afonso-António Barahona-Manuel Alegre/José Afonso)

“Menino d’Oiro” é o José Manuel, primeiro filho do Zeca.

Neste disco inicia-se a ruptura completa com a tradição: pela primeira vez José Afonso é acompanhado apenas pela viola de Rui Pato, que aqui encetava uma longa parceria com o Andarilho.


Menino d’Oiro
Letra e música de José Afonso. O tema parece filiar-se em longínquas raízes peninsulares. Tratado pelas mais diversas formas mas conservando a sua origem popular, surge como motivo inspirador dum conhecido fado de Coimbra.
José Afonso, in Cantares José Afonso. p. 104.

Tenho Barcos, Tenho Remos
O barco aludido pertencia a uma pequena sociedade constituída por Manuel Pité, António Barahona, António Bronze & José Afonso. Situações vividas pelos quatro, em comunidade perfeita com o mar algarvio, agruparam-se numa espécie de ciclo fraterno representativo de uma das fases mais felizes da vida do autor.
José Afonso, in Cantares José Afonso. p. 98.

No Lago do Breu
Balada de inspiração Brassens, define simultaneamente um estado de espírito e uma autobiografia, uma crise de consciência (destruição do sentimento de remorso) e um meio social (os prostíbulos do “Terreiro da Erva” ou os seus sucedâneos mais ou menos bem iluminados).”
José Afonso, in Cantares José Afonso. p. 97.

Senhor Poeta
Complemento noctívago de “Tenho Barcos…” Os dois versos Soltam-se as velas / Vamos largar foram intercalados na estrofe com o consentimento de Barahona a fim de ajustarem o conjunto às necessidades da composição musical.
José Afonso, in Cantares José Afonso. p. 98.


versões do tema “Menino d’Oiro”

Carlos do Carmo
Carlos do Carmo Em Concerto
1987. Philips - CD

Fernando Machado Soares
Fernando Machado Soares
1988. Polygram - CD


versões do tema “Tenho Barcos, Tenho Remos”

Victor Almeida e Silva
“Trova lírica”
1994. Movieplay - CD


admário costa lindo


última actualização: 2.03.2007


Sem comentários: